Olho vivo

Cuidados na hora de aproveitar as promoções da Black Friday

Diogo Brondani

Descontos que passam de 70%. Promoções com promessas extraordinárias em eletrodomésticos, linha de informática, e até confecções e acessórios. Sites torrando os preços em apenas um único dia. Isso é um pouco da Sexta-feira Negra, ou a chamada Black Friday, realizada amanhã em muitas lojas físicas e digitais do país. A ação de marketing que surgiu nos Estado Unidos inaugura a temporada de compras de Natal com preços e condições diferenciadas. No Brasil, a prática ganhou força nos últimos anos, e cada vez mais consumidores estão adeptos ao dia de descontos. No entanto, é preciso alguns cuidados para não cair em golpes.

As compras online são apontadas como maiores chamariscos aos consumidores, no entanto, é preciso tomar muito cuidado.

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O professor de Jornalismo e de Jogos Digitais e coordenador de produção da EAD da Unifra Iuri Lammel faz algumas ponderações que tornam a compra online mais segurança. Segundo ele, o cuidado básico é identificar se o vendedor ou o site é confiável, já que, hoje em dia, é muito fácil criar um site que se passa por uma loja real. Além disso, se o produto que se deseja comprar estiver em algum desses conhecidos sites de comércio eletrônico que reúnem vários vendedores, como Mercado Livre ou OLX, a indicação é pesquisar no site pela seção que explica sobre como confiar nos vendedores.

– Muitos desses sites possuem sistemas de qualificação que permitem aos compradores avaliarem suas experiências de compra. Se o vendedor apresentar muitas qualificações negativas, evite comprar dele. Se o produto estiver em alguma grande loja virtual que você tem certeza que é confiável, ainda assim observe se o produto está sendo vendido pela loja ou por outro vendedor, porque nos últimos anos, muitas dessas grandes varejistas digitais, como Submarino, Walmart e Casas Bahia, passaram a atuar de maneira parecida com o Mercado Livre e a permitirem que terceiros vendam seus produtos dentro das lojas virtuais – diz Lammel.

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A coordenadora do Procon de Santa Maria, Márcia Rocha, salienta que o consumidor deve ter atenção antes de efetivar a sua compra.

– A dica é pesquisar. Às vezes, um mesmo produto pode variar de uma loja para outra. O consumidor não pode comprar no primeiro lugar que visitar. Além disso, é importante fazer uma lista dos produtos que realmente precisa, já que muitas vezes a aquisição é feita por impulso ao perceber os descontos atrativos – indica Márcia.

Segundo ela, o consumidor deve estar atento quanto aos prazos de garantia, já que, sendo promoção ou não o produto tem garantia por lei.

Pequenas ações para desfrutar dos descontos:

- Para descobrir se o produto é vendido pela loja ou por terceiros, sempre que acessar a página do produto, procure por frases como "Vendido e entregue por", pois ali é informado se a venda é feita pela própria loja ou por um vendedor externo. Geralmente, esses vendedores externos são confiáveis e as lojas oferecem garantias de proteção, mas caso você decida pela compra, saiba que a entrega será feita por outra empresa e isso pode impactar na qualidade e no prazo da entrega.
- Se for presentear para o Natal, por exemplo, cuide ao prazo de entrega para ver se dará tempo de o produto chegar, pois em caso de promoção, geralmente o tempo de entrega é maior.
- Em época de Black Friday, cuidado com armadilhas de superdescontos falsos, inclusive nas grandes e famosas lojas virtuais. Muitas delas aumentam o preço dos produtos alguns dias antes do Black Friday e depois vendem com um desconto muito pequeno, mas anunciam o produto como se o preço tivesse despencado.
- Uma forma de se proteger disso é por meio de pesquisas em sites que armazenam históricos de preços, como o Buscapé. Alguns desses sites mostram gráficos com a evolução dos preços do produto que você procura. Analise a evolução do preço nos últimos dois ou três meses.
- Se houver duvida sobre a confiabilidade de uma loja, pesquise pela reputação dela. Um bom lugar para isso é o site Ebit, que há muitos anos faz uma avaliação de reputação de lojas online. Outro site muito bom é o Reclame Aqui, que possibilita aos consumidores que exponham experiências negativas com marcas, inclusive com lojas virtuais.
- Um dos principais cuidados é observar se a loja virtual tem uma certificação digital válida. Sites sem essa certificação não garantem a segurança na transmissão de dados bancários. Para isso, confira se aparece um ícone de um cadeado verde logo ao lado esquerdo da caixa de endereços do navegador. Geralmente, fica bem ao lado do "https://".
- Desconfie de vendedores online que ofereçam só a opção de pagamento via boleto bancário. Verifique se os dados do credor são realmente da loja a qual você está realizando a compra, pois pode ser golpe
- O direito de arrependimento em até sete dias vale só para compras feita por telefone ou pela internet
- Na aba do Procon no site da prefeitura há uma lista com mais de 500 lojas online não sugeridas para compras

O Procon de Santa Maria disponibiliza o seguinte número de telefone para denúncias: (55) 3217-1286.

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